Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.
Saber maisAquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).
Saber maisRepresentante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.
Saber maisA situação já é transversal a todos os setores. O aumento do preço do ferro, a escassez de semicondutores e a subida do custo dos transportes de mercadorias estão a afetar o fabrico de todo o tipo de equipamentos, seja na indústria automóvel, na informática ou na pesagem. E, no blog, nós explicamos-lhe a atual conjuntura no nosso setor.
Uma balança vai, hoje em dia, muito além do peso. Na visão da Balanças Marques, deve ser um equipamento inovador e tecnológico, que lhe traga automação e lhe entregue tudo aquilo de que precisa para o seu negócio. Por isso, o setor da pesagem e também nós estamos a ser afetados por fatores como o aumento do preço de matérias-primas como o ferro, a escassez de microchips e de outros componentes semicondutores e ainda a subida dos custos nos transportes.
Acompanhe a nossa explicação sobre cada um destes fatores para perceber melhor a conjuntura atual no setor da pesagem.
#1. Aumento do preço de matérias-primas como o ferro
O preço do ferro, do aço e das ligas de metal tem vindo a aumentar ao longo de meses. E até já ultrapassou os picos do pós-crise financeira em 2008. Entre as principais causas estão as paragens provocadas pela pandemia de COVID-19, que atrasaram a extração e o tratamento do minério, e também a grande procura desta matéria-prima, que é usada em diversos setores. Incluindo no setor da pesagem.
No caso da Balanças Marques, o ferro é mesmo uma das matérias-primas mais importantes. A nossa báscula pesa-camiões PCM M1500e, por exemplo, é, maioritariamente, constituída por metal, assim como os corpos das balanças comerciais da nossa gama BM5.
#2. Escassez de microchips e de outros componentes semicondutores
Este é um fator que tem sido amplamente noticiado: nos últimos meses, tem havido falta de microchips e de outros componentes semicondutores. A produção simplesmente não tem sido suficiente para a procura. Isto porque os microchips são essenciais para fabricar diversos equipamentos, como smartphones, computadores, carros e até frigoríficos de última geração. Assim, a escassez destas pequenas peças eletrónicas tem provocado atrasos na produção em diversas indústrias e já teve repercussões em grandes empresas a nível mundial.
Como fabricante de balanças digitais e de soluções tecnológicas, a Balanças Marques não escapa à situação. Os semicondutores são parte integrante dos nossos produtos de várias soluções de pesagem e, por isso, também o nosso setor tem sentido os efeitos desta escassez.
#3. Subida no custo dos transportes de mercadorias
Nos últimos tempos, o custo dos transportes de mercadorias tem subido. O aumento do preço dos combustíveis, a procura intensa, a escassez de contentores, a saturação dos portos e a falta de navios são apenas alguns dos fatores que se podem apontar como causas.
E, mais uma vez, também a Balanças Marques tem testemunhado as consequências desta subida. Os nossos clientes estão um pouco por todo o país e um pouco por todo o mundo, pelo que os transportes de mercadorias fazem parte do nosso dia-a-dia.
Tendo em conta a situação atual e cada um dos fatores que têm vindo a afetar o setor da pesagem (e tantos outros), pode ver que estamos perante um novo grande desafio. Contamos com a compreensão dos nossos parceiros e dos nossos clientes para ultrapassá-lo!