Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.
Saber maisAquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).
Saber maisRepresentante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.
Saber maisPesar um qualquer objeto numa balança já se tornou um processo intuitivo e rotineiro. Afinal, está habituado a fazê-lo no dia a dia: seja na cozinha para preparar uma receita ou no supermercado enquanto faz as suas compras. Mas por trás de algo que faz parte do quotidiano, está um instrumento bem complexo que envolve física, mecânica e engenharia e que contém componentes sobre os quais, possivelmente, nunca pensou - como é o caso das células de carga.
Pois é, já se perguntou como consegue uma balança realmente ditar o peso de um saco de fruta? Apesar de não os conseguir ver, as balanças são construídas, no seu interior, por diversos elementos que, mais do que o visor ou o prato/plataforma, são os responsáveis pela determinação do peso. E entre eles estão as células de carga – um dos componentes mais importantes para o processo de pesagem.
Mas, afinal, o que são as células de carga?
As células de carga são transdutores, ou seja, dispositivos que convertem um tipo de energia numa energia de outra natureza. Neste caso, são transdutores eletromecânicos que estão dentro de uma balança para converter uma força num sinal elétrico. Uma força que é medida, de forma indireta, através da resposta do material à aplicação da carga. E é essa resposta que transformada num sinal elétrico mensurável nos permite descobrir o peso de um determinado objeto.
E como funcionam?
As células de carga operam com base em extensómetros e sensores, mas o modo de funcionamento depende da variante que estiver a utilizar e do tipo de balança em que estão instaladas. Geralmente, medem a deformação de um material (como aço ou alumínio), provocada pela aplicação da carga no prato do equipamento de pesagem, transformando essa deformação num sinal elétrico. Dependendo das condições de cada célula e do propósito com que são fabricadas, têm também diferentes características - como a sensibilidade e a linearidade - que podem fazer variar os resultados.
E agora que esclareceu algumas dúvidas sobre um dos mais importantes componentes de uma balança, pode aproveitar para escolher o equipamento que contém a célula de carga que mais se adequa a si e ao seu negócio na loja online da Balanças Marques. E se ainda tiver questões, explore o nosso blog em busca das dicas e explicações que nós, especialistas em pesagem, já reunimos para si.