Balancas Marques
fresen CN

Ao longo de mais de 50 anos, a Balancas Marques desenvolve produtos na área da pesagem comercial e industrial, incorporando as últimas tendências tecnológicas, indo de encontro às necessidades reais dos seus clientes nos mais diversos ambientes comerciais e industriais.

Dedica-se à Investigação e Desenvolvimento de Software para a indústria e comércio em geral. Criada e inserida no Grupo em 2010.

Saber mais
Europesagem

Aquisição em 2004 da totalidade do capital social da EUROPESAGEM - Comércio Internacional de Balanças, Lda, empresa especializada na distribuição de equipamentos de pesagem comercial e industrial (Fundada em 2001).

Saber mais
Lx Pack

Representante oficial da marca alemã ESPERA, de equipamentos de pesagem e etiquetagem. Criada em 2011.

Saber mais

Balanças Marques

PESAGEM 101: FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA PERFORMANCE DA SUA BALANÇA

À primeira vista, uma balança pode parecer um equipamento bastante simples: é só colocar-lhe um objeto no prato e, como que por magia, o peso aparece no visor. Mas, na realidade, os instrumentos de pesagem são bem mais complexos: escondem peças que não vemos e podem ser influenciados por fatores externos, também eles quase invisíveis aos olhos de um leigo.  

Não é por acaso que os manuais de instruções da maioria das balanças trazem uma série de recomendações sobre o local e a forma como o equipamento deve ser instalado. Afinal, ao contrário do que se possa pensar, não é apenas a carga que conta na hora de pesar. As balanças são objetos sensíveis a vários fatores que, de uma forma ou de outra, podem acabar por interferir na sua performance. 

Um deles é a gravidade.
Em termos teóricos, pode dizer-se que esta é a “propriedade atrativa que a Terra exerce sobre os corpos”. O que, na prática, significa que os objetos são atraídos para o solo. Mas essa força que os atrai não é bem igual em todos os lugares. A gravidade varia conforme a distância ao centro da Terra, podendo sofrer ligeiras alterações de acordo com a altitude e a latitude da sua localização.
Portanto, esta é uma daquelas variáveis que, apesar de passar despercebida, pode afetar os resultados apresentados numa balança.   

Mas as temperaturas também estão na lista.
As mudanças repentinas a este nível podem até mesmo provocar erros na pesagem. Apesar de as células de carga da maioria das balanças estarem preparadas para minimizar os efeitos deste tipo de ocorrências, é possível que uma grande variação nas temperaturas cause alterações na sensibilidade do componente.
Quer isto dizer que deve procurar usar a sua balança em locais afastados de fontes de calor e/ou de frio e com uma temperatura ambiente estável. Porque este é, sem dúvida, um daqueles fatores a que deve estar atento, quando se trata de fazer pesagens que se querem rigorosas. 

E as vibrações são outro fator a não descurar.
Frigoríficos, sistemas de ventilação e outros aparelhos produzem ondas vibratórias que podem afetar a performance de uma célula de carga – especialmente se estivermos a falar numa balança de precisão. As vibrações chegam a este componente tão sensível e podem assim provocar alterações nos resultados finais da pesagem.
Ora, assim sendo, este é outro dos fatores que pode prejudicar a performance do seu equipamento, pelo que deve mantê-lo afastado de fontes de vibração. 

Para descobrir mais pequenos factos sobre pesagem, como estes, continue a seguir-nos aqui no blog! E, se necessitar de uma balança, confie na experiência e conhecimento da Balanças Marques e visite o nosso website
 

Créditos da foto: Inforvis
PESAGEM 101: FATORES QUE PODEM INTERFERIR NA PERFORMANCE DA SUA BALANÇA